terça-feira, 16 de maio de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - Trevo branco: propriedades e benefícios do chá dessa planta

A planta possui ação antirreumática, antiescrofulosa, adstringente, expectorante e tônica, sendo indicada no processo de tratamento de várias doenças

Resultado de imagem para Trevo branco: propriedades e benefícios do chá da planta

O trevo branco é uma planta originária da Europa que pertence à família das Fabaceae. Na medicina natural, sua utilização está relacionada a resolução de alguns problemas no organismo humano, sobretudo com base nos seus princípios ativos. Porém, antes de incluí-la em qualquer que seja o tratamento, o médico deve ser consultado.
Ela se adapta bem a regiões de clima temperado e subtropical, porém, é muito sensível a altas temperaturas e possui pouca resistência à geada e ao sombreamento. Para que ela se desenvolva de maneira eficiente é preciso que essas observações em relação a temperatura sejam levadas em consideração.
O trevo branco cresce de forma rasteira, por isso é considerada uma planta de pequeno porte. Seus ramos crescem de forma enraizante com folhas verdes dispostas em três folículos. Quanto às flores, elas são brancas e dispostas em cabecinhas espessas em longos pedúnculos que brotam das axilas das folhas.

Propriedades medicinais do trevo branco

Trevo branco: propriedades e benefícios do chá dessa planta
O trevo branco possui elevado valor nutritivo. Entre as substâncias que são identificadas na sua composição estão: proteína e sais minerais como o cálcio, fósforo e caroteno. Suas propriedades curativas estão baseadas em alguns princípios ativos, tais como o taninos, açúcares, mucilagens e ácidos orgânicos.
Dessa forma, a planta possui ação antirreumática, antiescrofulosa, astringente, expectorante e tônica. Na lista de doenças que podem ser tratadas a partida da utilização da planta estão: catarros gastrintestinal, diarreia forte, perturbações das vias respiratórias superiores (inalação), inflamação glandulares e dor reumática.

Cuidados quanto a utilização do trevo branco

Seja em relação ao trevo branco ou qualquer outra planta, antes de começar um tratamento a partir da sua utilização, o mais indicado é que o médico seja consultado. Isso vai garantir que nenhum outro problema de saúde seja desencadeado, tanto pela utilização incorreta, superdosagem ou até contraindicação.

Chá de trevo branco

Entre as formas mais usuais de fazer uso de todas as propriedades do chá branco em nome da saúde, o chá aparece como sendo o principal deles. Para prepará-lo, basta que você separe 200 ml de água filtrada e seis colheres das de café das flores secas cortadas.
Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todas as flores e o chá estará pronto para ser consumido. A indicação é que a dose diária não ultrapasse as três xícaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário