sexta-feira, 5 de maio de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - Como Tratar Cobreiro (Herpes Zoster)

Como Tratar Cobreiro (Herpes Zoster)

 

O herpes zoster, popularmente conhecido como cobreiro, é uma erupção cutânea angustiante causada pelo vírus varicela-zóster. Este é o mesmo vírus que causa a catapora. Depois que uma pessoa teve catapora, o vírus permanece no corpo. Normalmente, ele não causa problemas, no entanto, de vez em quando, ele reaparece causando bolhas desagradáveis chamadas de herpes zoster. O artigo a seguir, irá descrever os tratamentos para cobreiros.


Passos

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - Como Tratar Cobreiro (Herpes Zoster)

Diagnostico


Conheça os sintomas comumente associados com cobreiros Depois que uma pessoa recebe o vírus da catapora, esse vírus pode permanecer no organismo, muitas vezes resultando em surtos de erupção cutânea e bolhas

Os sintomas mais comuns são:

    • Dor de cabeça
    • Sintomas similares aos da gripe
    • Sensibilidade à luz
    • Prurido, irritação, formigamento, e dor, onde uma erupção cutânea começa a se desenvolver, mas apenas em um dos lados do corpo
  1. 2
    Entenda que existem três fases associadas com cobreiros. Conhecer os sintomas de cada fase pode ajudar o seu médico avaliar a melhor forma de tratamento.

    • Fase 1 (antes da erupção): comichão, formigamento, dormência ou dor desenvolve-se na zona onde a erupção eventualmente aparecerá. Diarreia, dor de estômago e calafrios (geralmente sem febre) acompanham esta irritação dérmica. Seus nódulos linfáticos podem se tornar sensíveis ou inchados.
    • Fase 2 (erupção cutânea e bolhas): a erupção irá se desenvolver em um dos lados do seu corpo, criando, eventualmente, bolhas. O líquido das bolhas é de coloração clara no início, escurecendo gradativamente. Se uma erupção se desenvolver ao redor dos olhos, consulte um médico imediatamente. A erupção e bolhas são, às vezes, acompanhadas de dor intensa.
    • Fase 3 (após a erupção e bolhas): a dor pode se desenvolver na área afetada pela erupção. Esta dor é chamada de neuralgia pós-herpética (NPH), e isso pode durar algumas semanas ou até mesmo anos. NPH está associada com sensibilidade extrema, dor crônica, bem como com sensação de dor ou ardor.[1]
  2. 3
    Saiba se você tem maior risco de contrair cobreiros Se você recebe drogas imunossupressoras, como corticoides, após um transplante de órgão, então, você está no grupo de risco. O mesmo vale se você sofre de as seguintes condições:

    • Câncer
    • Linfoma
    • Vírus da imunodeficiência humana (HIV)
    • Leucemia

Tratamento

  1. 1
    Consulte o seu médico cedo. Quanto mais cedo o seu médico fizer um diagnóstico, melhor (autodiagnostico não é recomendado). Pacientes que iniciam um tratamento dentro de três dias após os primeiros sintomas têm melhores resultados do que os que esperam mais de três dias para iniciar o tratamento.

  2. 2Converse com seu médico sobre o tratamento da erupção, e para a dor. A maioria dos tratamentos não é muito elaborada. Eles envolvem o tratamento dos sintomas da erupção enquanto controlam a dor do paciente. O seu médico pode pedir-lhe que tente o seguinte:
    • Um medicamento antiviral, como o Zovirax ou Fanciclovir para aliviar a dor da erupção e evitar que ela se prolongue.
    • AINEs como o ibuprofeno, aspirina, ou paracetamol para controlar a dor.
    • Certos antibióticos tópicos para prevenir a infecção e proliferação de quaisquer bolhas ou erupção.
  3. 3
    Se você sentir dor crônica após o fim da erupção, peça ao seu médico para fazer outro diagnóstico. Ele pode diagnosticar a neuralgia pós-herpética (NPH). A fim de tratar essa condição crônica que atinge 15 de cada 100 pacientes, o seu médico pode dar-lhe:

    • Antidepressivos (NPH é muitas vezes associada à depressão, já que certas atividades diárias tornam-se dolorosa e/ou difíceis de serem realizadas).
    • Anestésicos tópicos, incluindo benzocaína e emplastros de lidocaína (disponível apenas mediante prescrição médica).
    • Anticonvulsivantes, pois alguns estudos mostram que essas drogas podem ajudar no combate a dor crônica do nervo.
    • Opioides, como a codeína, para ajudar a reduzir a dor crônica. [2]
  4. 4
    Prepare alguns tratamentos caseiros para tornar lidar com o cobreiro mais facilmente. Embora você nunca deva deixar de tratar essa condição com um médico, existe uma série de coisas que você pode fazer em casa para combinar com o tratamento médico. Estas incluem:

    • Não cubra ou coce demais a erupção ou bolhas. Deixe-as arejadas, mesmo que elas criem uma crosta. Se a dor o impedir de dormir, é aceitável cobrir a erupção de um curativo.
    • Aplique compressas geladas sobre o local afetado, durante 10 minutos, com intervalos de 5 minutos, durante várias horas. Depois, dissolva um pouco de acetato de alumínio em água e aplique com uma compressa úmida sobre a erupção.
    • Peça ao seu farmacêutico para preparar uma pomada. Peça para ele misturar 78% de loção de calamina com 20% de álcool, 1% de fenol, e 1% de mentol. Aplique este bálsamo sobre as bolhas, até que elas comecem a descascar.
  5. 5
    Preste atenção para um eventual agravamento de sua condição. O cobreiro, em alguns casos, causam complicações em longo prazo. Você deve ficar atento(a) aos seguintes cenários se você está lidando com cobreiro ou NHP:

    • A disseminação da erupção em partes grandes do seu corpo. Esta condição é chamada zoster disseminado, e pode afetar os órgãos internos, bem como as articulações. O tratamento de zoster disseminado geralmente envolve medicamentos antibióticos e antivirais.
    • A propagação da erupção no rosto. Esta condição é chamada herpes zoster oftálmico, e ameaça a visão, se não for tratada. Consulte o seu médico ou oftalmologista rapidamente se você notar o cobreiro espalhando-se pelo seu rosto.

Prevenção

  1. 1
    Decida se você quer tomar a vacina contra cobreiros Se você já tiver sido exposto à varicela e estiver preocupado(a)com a possibilidade de contrair cobreiro, ou quiser fazer um possível contágio menos doloroso, considere ser vacinado(a). Adultos com mais de 60 anos, que tiveram ou não catapora, devem tomar a vacina contra o herpes-zoster.

    • Pessoas mais novas que nunca tiveram catapora ou herpes zoster devem evitar esta vacina, e, em vez disso, optar pela vacina contra a catapora.
  2. 2
    Evite o contato com pessoas infectadas. Aqueles que nunca tiveram catapora ou herpes zoster devem evitar contato com as pessoas que têm um surto de qualquer um dos dois. As bolhas são contagiosas e devem ser evitadas, a exposição ao fluido das bolhas pode causar o desenvolvimento de uma, ou das duas, condições mais tarde.

    • O cobreiro é mais comum em pessoas com mais de 50 do que em pessoas mais jovens. Pessoas com mais de 50 devem ficar especialmente atentos ao cobreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário