quinta-feira, 20 de abril de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Oração dos 7 passos - O CAMINHO PARA ENTRAR EM CONTATO COM DEUS!

Oração dos 7 passos


Uma forma prática pra quem quer crescer na Vida de Oração

oração dos 7 passo 

Por incrível que pareça… é cada vez mais comum que as pessoas do nosso tempo busquem alguma forma para entrar em contato com o “ser superior” (como alguns chamam); que para os cristãos e a maioria da humanidade esse ser superior se chama “Deus”! Ele trás um profundo desejo de estar cada vez mais próximo de você e de conversar com você…
Um dos meios mais comuns para entrar em contato com Ele se chama: “oração“. Porém a maioria das pessoas sentem muitas dificuldades para orar, e costumam dizer :
  1. “…não sei o que é isso direito…”
  2. “…não sei como começar isso…”
  3. “…até sei começar, mas logo paro de rezar (orar)…” [inconstância]
  4. “…só rezo (oro) quando passo por dificuldades…”
  5. “rezo (oro), sim, mas do meu jeito…”
  6. “rezo (oro) sempre, em todo lugar… (na maioria das vezes uma desculpa, de que ainda não aprendeu a orar direito)
Então pra tentar resolver alguns desses problemas, quero mais que ficar dando explicações teológicas sobre oração… vou lhe mostrar uma forma muito fácil e prática pra você aprender a orar, ter constância e crescer no relacionamento com esse “Ser Superior” que chamamos de Deus. Prepare-se, vamos aprender a “Oração dos 7 Passos“.

1° Passo:
homem orando
Determine um lugar para você orar, esse será o seu “cantinho de oração” nada daquela história de “oro no ônibus”, “no caminho pra escola”, claro você também pode fazer isso nestes momentos, mas Deus é Pai e não quer você fique só com “lanchinhos”, entende? A Oração Pessoal deve ter lugar próprio, porque é refeição completa! Você precisa de um lugar onde as pessoas não fiquem te atrapalhando ou te interrompendo, estamos em busca de um lugar que te proporcione intimidade. Existem muitas opções: uma capela (igreja), um lugar mais afastado da casa, um quarto, etc. ok? Agora descubra o seu lugar de oração!
.
.2° Passo:
DAR TEMPO PRA DEUS

Geralmente estamos acostumados a orar (rezar) enquanto sentimos vontade de orar (rezar), mas aprendi que “sem disciplina não há santidade” e poderia dizer mais “sem disciplina não há intimidade”, por isso tem dias que você ora (reza) muito tempo e outros você não quer rezar (orar) nada, e diz: “estou sem vontade”… “estou cansado”… “com sono”… “foi muito corrido o dia”; e por aí vai… por isso você precisa determinar quanto tempo você vai dar pra Deus por dia, talvez para alguns fique fácil de entender assim… é como um dízimo do tempo, pense quanto tempo você deu para a internet? Para a TV? Para os amigos? Para a família? Para o trabalho? E etc… e para Deus quanto tempo você tem? Uma dica e uma regra, primeiro a dica: nunca comece com muito tempo é como na academia vai devagar no começo (10 minutos?) e depois vai aumentando; e a regra: o tempo sempre pode aumentar, mas nunca diminuir! O importante pra Deus não é quantidade, mas o amor com que você reza (ora) e não importa se está cansado ou coisa do tipo; Deus te aceita mesmo assim! Não tem desculpa. E aí? Quanto tempo vai dar pra Deus? Ah… escolha também o melhor horário do dia (manhã, tarde, noite ou madrugada?).

3° Passo:
maria e Jesus

Rezar (orar) um Pai Nosso e uma Ave Maria. O Pai Nosso foi a oração que Jesus nos ensinou (Mt 6, 9-13), nela vamos encontrar grandes ensinamentos que Jesus nos deixou… e também a Ave Maria, quando recitamos essa oração realizamos uma profecia bíblica, você sabia? Veja o que a Bíblia diz em Lucas 1, 48: “…Sim, de agora em diante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada”. A maior proclamação que ela é “bem-dita” na verdade é feita pelo próprio Deus, o Anjo Gabriel, disse: “Ave Maria cheia de Graça, o Senhor é convosco” (Lc 1, 28); recitar a Ave Maria é fazer eco da voz de Deus no tempo que se chama hoje; e na segunda parte: “Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte, amem”. Não há nada de errado também; que ela é santa todo mundo sabe, nós a chamamos de Mãe de Deus somente porque Jesus é Deus e no final pedimos que interceda por nós, mais ou menos como muitas pessoas fazem pedindo uns aos outros oração. Fique tranquilo pode rezar (orar) sem medo.

4° Passo:
LOUVOR

Chegou a hora de louvar, isso significa agradecer. Neste momento você deve ir lembrando-se de tudo o que você passou neste dia ou no dia anterior, ou até mesmo lembranças que forem vindo a sua mente neste momento pode ir agradecendo a Deus, pode fazer mais ou menos assim: “Senhor eu te louvo, porque hoje eu abri meus olhos e vi as nuvens no céu, elas estavam lindas, Senhor eu te louvo, porque hoje não me faltou o alimento, te louvo porque sei que você está sempre ao meu lado, te louvo por tudo… por aquilo que foi bom e por aquilo que ainda não foi bom…”

5° Passo:
PERDAÕ

Todo mundo erra não é verdade? Então vamos pedir perdão ao Senhor por todas as coisas que fizemos e não foram muito legais, um dia li no Evangelho que Jesus chorava (Lc 19,41), Ele chorava porque os pecados que aquelas pessoas cometiam não machucavam somente elas mesmas, mas machucavam também o Seu Coração… e o mesmo Jesus que as amava te ama também. Por isso, vamos pedir perdão ao Senhor pelas vezes que erramos e fizemos aquilo que não deveríamos fazer, pode começar assim: “Senhor me perdoe… hoje eu menti, tive vergonha de assumir a verdade, Senhor me perdoe também quando fiquei com muita raiva daquela pessoa… Senhor perdão…

6° Passo:



Agora é o mais fácil… chegou a hora de pedir, fazer a sua prece, seus pedidos, uma dica você pode começar pedindo pelos outros e deixar para o final os seus pedidos pessoais. Quando fizer os seus pedidos lembre-se disso: “A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, Ele nos atenderá” (I Jo 5,14).

7° Passo:

Oração é diálogo, é conversa… e em uma conversa sempre existe a hora de ouvir; portanto chegou a hora de ouvir… hora de ouvir a Deus, talvez pense “nossa isso é muito difícil…” não é não! Vou te mostrar… você tem bíblia? Se não tiver é bom comprar, se perdeu é bom achar… (rsrsrs), e se você estiver lendo esse texto no computador é só procurar no Google (ou outro buscador) por “Bíblia” se quiser tem até Bíblia em pdf. Então pegue sua Bíblia e leia (ouça… rsrsr)… uma parte qualquer e depois silêncio… deixe ressoar dentro de você a “Voz de Deus”, viu como é fácil? Uma dica: se você está começando a ter contato com a Bíblia agora, então comece pelo Novo Testamento é uma linguagem mais próxima da nossa ou então os Salmos também será um bom começo e quando não entender alguma coisa, procure pessoas que realmente te ajudem e não te deixem mais confusa (o).
Pronto agora você já pode ter uma vida de oração constante, seja fiel, se marcou um lugar e uma hora, então você tem um encontro… “um encontro com Deus” não falte… tenha certeza Ele não vai faltar! Não pare de caminhar esses simples 7 passos vão te levar ao Céu!
Deus abençoe

Pe. Sóstenes Vieira
Orar com música também é muito bom…

Nenhum comentário:

Postar um comentário