quarta-feira, 15 de março de 2017

DICAS TERAPÊUTICAS - MELÃO FAZ BEM PARA SAÚDE E AJUDA ELIMINAR O CANSAÇO FÍSICO E MENTAL...

Ajuda a tratar de: Anemias, cansaço físico e mental, contusões, debilidade orgânica, elimina  toxinas, inflamações nas pálpebras, intestino preguiçoso, ressecamento da pele.

MELÃO (Cucumis melo)

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - MELÃO


melão, originário da Ásia, é a fruta do meloeiro, planta rasteira e herbácea, da família da abóbora e da melancia. Tem formato variável (redondo, oval ou alongado), entre 20 e 25 cm de diâmetro, casca lisa, enrugada ou apresentando nervuras em forma de rede, e cor da casca variando do verde ao amarelo. 
Sua polpa também varia segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados.
Em geral, o melão é uma fruta bem aromática, de gosto definido, mas também é possível encontrar melões insípidos, sem gosto particular, ou mesmo amargos. A planta do melão é rasteira, tem folhas grandes, com cinco pontas salientes e suas flôres são brancas, algumas vezes amareladas ou alaranjadas, pequenas e frágeis. Geralmente é servido ao natural.

















Alimento funcional, além de ser nutritivo produz benefícios para a saúde. Repõe o potássio, necessário para o bom funcionamento do organismo, além de conter glicose, altamente antioxidante, rico em: Vitamina C, E, A, ácido fólico, ácidos orgânicos, além de alguns sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Portanto é desintoxicante, evita o acúmulo de plaquetas, é diurético e reduz riscos de câncer e doenças do coração. 
A sabedoria popular costuma utilizá-lo para a recuperação de pessoas debilitadas ou em fase de convalescença. 

Ao natural ou em compotas, o melão é um alimento excelente.
O melão tem propriedades refrescantes e hidratantes pois a fruta compõe-se de 90% de água, por isso mesmo, é ideal para as épocas de muito calor. É uma fruta ótima para regimes de emagrecimento.

A compra do melão requer alguns cuidados para se ter certeza que a fruta está em boas condições de consumo. Um melão maduro apresenta as seguintes características: quando comprimido nas extremidades, ceder levemente; suas sementes devem estar soltas (sacuda a fruta e veja se faz ruído); a casca precisa estar bem firme, ter cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos; o perfume da fruta deve estar suave e agradável.

O melão deve ser conservado em lugar fresco e arejado. Assim, ele se mantém em bom estado por uma semana. Se a fruta já estiver madura, convém guardá-la na geladeira. Caso ela esteja aberta, cubra com plástico ou papel de alumínio para que não absorva os odores de outros alimentos. 
Para apressar o amadurecimento do melão, envolva a fruta em uma folha de jornal por 1 ou 2 dias.

Na cozinha, o mais comum é servir o melão ao natural como entrada ou como sobremesa. Como entrada, ele é preparado com sal ou com gengibre em pó. Um prato conhecido e considerado de paladar sofisticado é o melão com fatias de presunto cru. Como sobremesa, pode ser adoçado com açúcar ou com mel.

Dicas culinárias:
- aproveite as sementes do melão. Lave-as em água corrente e coloque num tabuleiro para secar. Leve ao fogo numa frigideira para que tostem ligeiramente. Depois, polvilhe com sal. Ficam ótimas para acompanhar caipirinha ou uma cerveja bem gelada.
- se o melão estiver muito aguado ou pouco doce, polvilhe com sal. Ele melhora muito.
- o melão fica delicioso quando é regado com um pouco de suco de limão.

Curiosidades:
- Nos Estados Unidos foi cultivado o maior melão do mundo. Ele pesava 90,7 kg.
Partes utilizadas: Fruto
Propriedades medicinais do melão
O melão é produzido por uma planta da família das Cucurbitáceas, originária da Ásia e aclimatada no Brasil. Pertence à mesma família da melancia.
Ajuda a tratar de: Anemias, cansaço físico e mental, contusões, debilidade orgânica, eliminaçaode toxinas, inflamações nas pálpebras, intestino preguiçoso, ressecamento da pele.
- É calmante e diurético.

Utilidades Medicinais:
Disenteria - Triturar as sementes em água e um pouco de mel. Coar. Tomar morno e bem diluído, 3 xícaras por dia.
Estômago, doenças do - Tomar esporadicamente o suco de melão. Substituir refeições por este suco. Triturar as sementes em água e mel; coar e tomar morno e bem diluído, 3 xícaras por dia.
Febre - Proceder como indicado em disenteria, com a diferença de que o liquido ali indicado deve ser tomado fresco em caso de febre.
Hepática, insuficiência - Proceder como indicado em estômago.
Inapetência - Triturar as sementes em água e mel (no liquidificador). Coar e tomar bem diluído, duas horas e meia antes da refeição.
Reumatismo - Fazer refeições só de melão, esporadicamente. Passar um ou dois dias por semana só com melão, quando se deve manter repouso.

Resultado de imagem para DICAS TERAPÊUTICAS - MELÃO

fontes: http://www.geocities.com/atine50/frutas/frutas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário