quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 7 doenças que podem ter causas emocionais

As doenças psicossomáticas são aquelas causadas por distúrbios emocionais ou sentimentos como raiva, ansiedade, angústia, medo ou desejo de vingança,

Imagem relacionada

Que podem produzir doenças reais e físicas como depressão, dores de barriga, diarreias ou tremores.
Assim, as doenças psicossomáticas estão relacionadas com emoções ou sentimentos que se transformam, com o tempo, em doenças físicas. Qualquer pessoa pode apresentar doenças psicossomáticas, quando estão passando por situações difíceis e tempos de stress e ansiedade. Saiba como pode tentar controlar as emoções negativas em 4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança.
Alguns exemplos de doenças que podem ter causas emocionais são:

7 doenças que podem ter causas emocionais

Úlcera de estômago
Asma
Fibromialgia
Fadiga
Psoríase
Hipertensão
Dificuldade para engravidar
A mente aflita e angustiada altera principalmente a pele, deixando-a oleosa, com tendência à cravos e espinhas em adultos, e outras alterações como psoríase, urticária, queda de cabelo e eczemas que tendem a piorar quando se está ansioso. Sintomas de doenças causadas por problemas emocionais

Resultado de imagem para diabetes e suas causas emocionais e como tratar
Os sintomas mais comuns de doenças psicossomáticas são:

Taquicardia;
Tremores;
Suor;
Dor de barriga;
Aperto no peito;
Zumbido nos ouvidos;
Fadiga;

Problemas gástricos que geralmente se intensificam quando o stress aumenta.
O diagnóstico de uma doença psicossomática deve ser feito por um psicólogo, mas um clínico geral ou outro especialista pode apontar esta possibilidade.

Causas comuns
O desgaste profissional, afeta principalmente pessoas que trabalham com o público como professores, vendedores e profissionais de saúde, mas estudantes e desempregados também podem sofrer com estas complicações.
Um trauma na infância, carga horária de trabalho muito intensa, pressões do dia-a-dia e conflitos de família são algumas situações que podem deixar o indivíduo cansado e desmotivado, sem forças para seguir em frente. No entanto, quando estas situações se tornam frequentes podem surgir sintomas como dor de cabeça, aperto no peito, azia e má digestão que podem sugerir doenças que podem até mesmo levar à uma consulta médica.

No entanto, ao realizar os exames, o médico descobre que não existe nenhuma alteração, os resultados estão normais e assim, a doença não pode ser diagnosticada. O único exame que pode estar alterado é o cortisol na corrente sanguínea que pode estar elevado.
Como tratar doenças causadas por problemas emocionais
O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos, no entanto, é imprescindível o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, tratando assim a raíz do problema.
Antidepressivos e ansiolíticos podem ajudar a acalmar a mente, mas seu também não exclui a necessidade de acompanhamento psicológico.

Resultado de imagem para diabetes e suas causas emocionais e como tratar

Algumas estratégias simples que podem ajudar a lidar os problemas emocionais são tomar chás calmantes como camomila e valeriana para acalmar os nervos, tirar férias para descansar a mente e procurar resolver um problema de cada vez. Fazer algum tipo de exercício físico como caminhada, corrida, Yoga ou Pilates também pode ajudar a liberar endorfinas na corrente sanguínea promovendo o bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário