sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE É O BAGUÁ? - COMO APLICAR O BAGUÁ?

APRENDENDO APLICAR O "BAGUÁ"

Resultado de imagem para o que é O Ba-guá

O Baguá tem sua origem no I Ching que, além de um oráculo, é um empreendimento realizado por sábios chineses há milhares de anos, conhecido como O Livro das Mutações e escrito por Fu Hsi, figura mítica que representa a era da caça e da pesca e que teria descoberto as trigramas ao observar o casco de uma tartaruga e as marcas nele impressas.
As características de mudança e seus padrões de resultados são analisados neste livro utilizando um conjunto de oito trigramas. Cada trigrama consiste de três linhas. Uma linha é continua e a outra quebrada. A linha quebrada representa a força yin, o principio feminino e a linha contínua representa a força yang, o principio masculino, que, combinadas, representam simbolicamente as forças que atuam na natureza e as leis que regem o universo.
Octógono baguá, constituído pelos oito trigramas básicas que representam as áreas da vida humana e relacionam-se com os cinco elementos.
O baguá deve ser alinhado à parede onde está a porta de entrada da casa. A área do trabalho deve ficar no meio da parede. A porta em si poderá estar no guá da espiritualidade, trabalho ou amigos. Encontrado este ponto, é só seguir a sequência dos guás.
Resultado de imagem para o que é O Ba-guá


O Ba-guá é um mapa para criarmos a harmonia em nossa casa ou local de trabalho.
Cada uma de suas oito direções favorece uma área de nossa vida.

Direções para o ...Hemisfério Sul:
■L = Família e Saúde;
■NE = Prosperidade;
■N = Sucesso;
■NO = Relacionamentos;
■O = Criatividade e Filhos Menores;
■SO = Proteção Espiritual, Amigos e Viagens;
■S = Trabalho e Missão de Vida;
■SE = Autoconhecimento e Evolução Espiritual.


Cada uma também corresponde a uma hora do dia e a uma fase das quatro estações do ano.

Nossa casa possui cada um desses lados e podemos criar através do Ba-guá uma sintonia com ela e a Natureza. Assim, recebemos suas vibrações benéficas e neutralizamos as nocivas favorecendo nossa saúde e nossa felicidade.
O resultado é uma residência mais aconchegante e que favorece a saúde, o amor, a harmonia e a evolução pessoal e familiar.

Ao lado um exemplo de aplicação do baguá:










Aqui, ele está aplicado na planta inteira, mas pode ser aplicado em cada cômodo individualmente e até mesmo numa mesa de trabalho.
Fontes de água – A água é símbolo de prosperidade, fartura e riqueza. Sempre em movimento ativa o aumento de prosperidade. Ideal para ser colocada na área do trabalho ou prosperidade.
Aquário – Usado também para atrair fortuna com oito peixinhos dourados e um preto. Sempre que um morrer deverá ser substituído.
Cristais – Fontes naturais de energia. Alguns exemplos: quartzo rosa é ótimo para ser colocado no quarto do casal para atrair amor; turmalina negra é ideal para ser colocada na sala para proteção contra energias negativas.
Prisma de água – Usado para energizar ambientes. Tem que ser utilizado com água e colocado numa janela que bata sol.
Flautas de bambu – Por ter uma força ascendente, são utilizadas para resolver os problemas de existência de vigas que são desfavoráveis. O ch’i entra e sai pela flauta, fazendo circular a energia pelo local. O bambu representa estabilidade, segurança e paz.
Plantas – São indispensáveis para renovar a energia dos ambientes. São as "aspirinas" do feng shui. As plantas trazem o bom "Ch'i" para dentro de casa desde que estejam saudáveis e vistosas
As áreas do Baguá e algumas maneiras de ativá-las:
Elemento: Água
Cor: Preto
Plantas: Frutíferas, d’água, lírio da paz
Objetos: Aquário, fontes, cristais, espelhos, livros relacionados com a carreira, gravuras ou objetos que retratem a profissão.
Resultado de imagem para o que é O Ba-guá
Aplicando o Baguá sob a planta do terreno devemos considerar suas respectivas áreas e os elementos que criam a harmonia na ativação. Cada área possui características distintas e podem ser ativadas da seguinte forma:

TRABALHO

Representa a Profissão, a cor negra ou azul escuro, o Elemento Água, as formas irregulares. Pode se utilizar objetos relacionados à profissão do dono da casa, assim como elementos ligados à água como fontes e cascatas em movimento, aquários contendo peixes como carpas ou Kings nas tonalidades vermelho e preto. Luminárias e sinos na cor preta e plantas também atraem um bom Ch´i.

ESPIRITUALIDADE

Representa a espiritualidade e também novos conhecimentos, a cor azul claro, o Elemento Terra, formas quadradas ou retangulares. Pintar paredes em azul não é aconselhável, já que o azul traz introspecção e solidão. A cor pode ser empregada na decoração. É favorável o uso de altares e tudo que simbolize a fé. Flores, incensos, estátuas de deuses diversos ou anjos também são utilizados nesta área. Objetos em cerâmica, pedras, cristais e plantas são benvindos.

FAMÍLIA

Representa a família, a cor verde, o Elemento Madeira, as formas ovais. Pode se utilizar móveis e objetos em madeira trazendo a sensação de estabilidade, assim como flores, árvores e plantas naturais ou artificiais. Quadros com paisagem, fotos ou objetos de família são ideais para essa área. Nunca utilizar fotos de pessoas falecidas.

PROSPERIDADE

Representa o financeiro, a riqueza material, a cor púrpura, o Elemento madeira, as formas ovais. Mini fontes com água em movimento assim com aquários com peixes simbolizam o dinheiro em movimento. Objetos com água devem sempre estar em movimento nesta região. Sapos Chineses da riqueza com moedas de I Ching e arroz cru são uma boa dica. Objetos dourados ou em ouro, Budha e Ganesha também aumentam o Ch´i nessa área.

SUCESSO

Representa a fama, a cor vermelha, o elemento fogo, as formas triangulares.  Em geral se utiliza a maior quantidade de objetos na cor vermelha, assim como paredes pintadas no mesmo tom. Objetos brilhantes e triangulares que refletem brilho, espelhos, cristais, velas em todos os formatos. Dragões ou animais de poder, estampas de animais, tapetes ou sofás em pele, fogões, churrasqueiras, lareiras.

RELACIONAMENTOS

Representa a união, o matrimônio, a cor rosa, o Elemento Terra, as formas quadradas ou retangulares.  Utilizar sempre objetos em números pares. Pode se pintar as paredes em rosa ou usar o máximo da cor em objetos, fotos do casal unido são benvindas. Evitar objetos e plantas pontiagudas, assim como espadas e facas (evitar o uso em áreas como Família e Amigos). Um símbolo perfeito é o uso do macho e fêmea da arvore da felicidade. Estampas florais remetem ao romance.  Pedras e cristais aumentam as boas vibrações da área.

CRIATIVIDADE

Representa os filhos e a criação, a cor branca, o Elemento Metal, as formas circulares. Pode se utilizar tudo em metal e também na cor branca. Cozinhas e banheiros são perfeitos para criatividade. O uso de aparelhos eletrônicos e objetos redondos são apropriados. Fotos de filhos, quadros, esculturas, móveis em ferro, aço e tudo relacionado a arte e criação.

AMIGOS

Representa os amigos e benfeitores, as viagens, a boa sorte, a cor cinza, o Elemento Metal, as formas circulares. Utilizar fotos de amigos em murais, bem como cartões postais. Objetos trazidos de viagens ou ganhos, assim como anjos, mestres ou seres iluminados. Móveis e objetos em metal ativam as boas energias do local.

SAÚDE


Representa a saúde e a vitalidade, indicando o coração da casa, de onde todas as outras áreas irão fluir. Deve ser sempre harmonizado, já que ativa todas as outras áreas. O uso da cor amarela, do Elemento Terra, das formas quadradas ou retangulares, plantas vivas, assim como cristais, tapetes, vasos em cerâmica ativam as energias da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário