quarta-feira, 28 de setembro de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Os rituais de limpeza e purificação - ÁGUAS ABENÇOADAS - Técnicas de Purificação

Os rituais de limpeza e purificação

Resultado de imagem para ÁGUAS ABENÇOADAS - Técnicas de Purificação

Em todos os caminhos espirituais, é fácil encontrar rituais de limpeza e purificação e em quase tudo o que uma bruxa faz em seu dia-à-dia, tem um ritual desses envolvido antes ou depois de terminada a tarefa. 

A maioria de nós, criamos nossos próprios rituais utilizando os elementos básicos da que a natureza nos permite usar, como água, fogo, ar e terra. Assim como as ervas e flores e pedras e conchas... até metal. Em cada elemento há presente, um tipo de energia nela acumulado, que ativada para o fim de curar ou limpar outra energia, se conecta e processa sua função.

Quando uma energia está desequilíbrio, seja causado por inveja, mau olhado,ou a ação de espíritos possessores ou só fé em desajuste, onde a mente só crê no pior, essas energias podem impregnar o ambiente de forma negativa ( ou pesada ), podendo promover a insônia , a perda de cliente e até mesmo brigas e doenças sem motivo algum. Para prevenir ou mudar esse quadro, alguns rituais tem o objetivo de recolher quaisquer impurezas que não devem ser confundida com as impurezas do cotidiano como a poeira, por exemplo.

Temos rituais de purificação através do incenso ( ar ), das águas, do sal (terra) e do fogo.



O poder do incenso

Entre cristãos, católicos, evangélicos, hindus, esotéricos, misticos... Desde tempos mais antigos o incenso tem sido usado como rito de purificação, para abençoar e para a elevação de nossas orações ao Divino. No Xamanismo, é a forma mais popular de limpar, purificar pensamentos, sentimentos e espíritos, onde conchas e turíbulos com carvão são usados. A fumaça restabelece equilíbrio e harmonia transformando a energia através do fogo e do ar ( através da fumaça ) e purificando com a essência de uma planta. Cria um processo físico, um pensamento externo, um processo espiritual de equilíbrio e restauração dessa energia.
Muitas plantas são usadas para esse fim. As mais conhecidas são:
*Alecrim;
*Arruda;
*Alfazema;
*Guiné;
*Benjoim.
Em outras culturas encontramos:
* Cedro;
*Copal ( resina cristalizada )
*Lavanda;
*Mirra;
*Junípero;
*Olíbano;
*Palo Santo;
*Pétalas de rosa;
*Sálvia branca
Entre outros e em cada uma delas há uma particularidade que vale a pena estudar.



O poder do sal

O sal está presente em rituais religiosos , desde a antiguidade, por diversas religiões e e civilizações. Existem registros do uso do sal datados de 5.000 anos atrás. O sal foi usado na Babilônia,, no Egito, na China e em civilizações pré colombianas. Mas o acesso era muito restrito, sendo comum somente para as civilizações costeiras e mesmo assim em determinadas épocas do ano.
Só anos depois, na Idade Média, quando técnicas de mineração foram aprimoradas é que passou a ser usado por outros povos. Era escasso e muito valioso, era vendido à peso de ouro e em diversas ocasiões, foi usado como moeda. Na magia atual continua em alta e é artigo facilmente encontrado e ainda muito poderoso em seu uso mágico e energético.



A importância dos banhos

Toda pessoa possui um corpo áurico, que envolve o corpo físico e ele pode ficar  "mais pesado", "saturado" com as energias externas que ele absorve, sejam elas boas ou más, não são suas e acabam por desarmonizar você, seu ambiente, o ambiente de seu trabalho e suas relações humanas.
Incensos e sal são mais usados em rituais de limpeza e purificação do ambiente e espíritos e assim como esses processos encontramos os banhos, também muito popular desde tempos mais remotos até os dias de hoje. Muitas tradições religiosas trazem nesse hábito uma obrigação, como a lavagem dos pés e mãos antes das orações ou fazer em determinados dias da semana e hora marcada.Em outros dogmas o banho nunca é feito desde a cabeça. Eu, quando indico algum banho, oriento que faça de modo completo, depois de escolhido cada elemento que se unirá à água que será usada. Embora receba ervas, flores, sal, cristais, conchas e o que mais couber em seu ritual, o elemento mais importante é a água, pois é ela que canaliza e pontencializa essa energia purificadora.
Os banhos de purificação, causam mais que um efeito puramente psicológico , como acreditam os céticos, embora esse fator também seja importante, existe ainda o fator fisiológico. Sim, fisiológico. Sofremos diversas mudanças temperamentais durante o dia. Raiva, estresse, angustia e outros sentimentos negativos, acabam ocorrendo, o que gera diversas substâncias químicas à partir do comando do nosso cérebro, que atende à uma série de pensamentos e emoções recebidas e emana diretamente para nossa pele e como somos capazes de modificar nossa biologia pelo simples ato de pensar e sentir...ficamos vulneráveis às vezes! Então eis a importância de um bom banho quando voltamos da rua, do trabalho ou antes de dormir.

Dos tipos de águas

Sim, tipos, porque se pararmos pra pensar, cada água, de acordo com sua origem, tem suas características e se observarmos bem, elas são muito distintas entre si, até no que se refere à cheiro, gosto e temperatura natural. Vamos à descrição de algumas delas.



Natro

A água de natro, à base de sódio, era muito usada no antigo Egito para purificar o corpo e um de seus mais importantes portais, a boca. Uma versão mais moderna do natro pode ser criada misturando bicarbonato de sódio à água mineral ou de fonte. Para a purificação, esfregue a água no corpo e faça um bochecho para limpar a boca também.





Água do mar

Ótima para descarrego e para energização, batida contra as rochas e areia da praia, vibra energia,por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas. A energia salina do mar "queima" as larvas e lesmas astrais, principalmente sob os cuidados da divindade dos mares.
Podemos ir molhando os chacras à medida e, que adentramos no mar, pedindo licença e depois dar um mergulho de cabeça, imaginando que todas impurezas estão sendo limpadas por essa água...




Água de cachoeira

Com a mesma finalidade das águas do mar, só que executado em águas doces. A queda d'água provoca um choque excelente em nosso corpo,restituindo as energias, ao mesmo tempo em que limpamos toda a alma. Alem disso, a água de cachoeira tem o poder de retirar qualquer impregnação de sangue projetada em nosso corpo etérico. Ideal se tomado em cachoeiras localizadas em matas e sob o sol.



Água de rios e lagos

Tem também a propriedade curadora e equilibradora . Se o rio tiver pouco movimento, quase parado, assim como as lagoas ou lagos de mangues, essa água tem energia decantadora e curadora. Se a água, ao contrário, for de muito movimento e corredeiras, a energia que trabalhada através dela, equilibrando, reparando e dando novo vigor ao corpo. 




Água mineral

Água de pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chacras desobstruindo-os e equilibrando-os. É uma água muito fácil de se achar, mas dê preferência por aquela em que você pode apanhar nas primeiras horas do dia, junto dos orvalhos da primeira manhã!. Elas são mais poderosas nesse momento que em qualquer outro.





Água de poço

Por se tratar de uma água  que vem das profundezas da terra, essa é uma água muito especial e que deve ser tratada como se deve tratar um ancião numa tribo, ou a matriarca da família, pois é nela que está toda a memória das coisas do mundo, é nela que está uma das chaves da criação! É excelente em casos de doenças em todos os corpos que possuímos, o espiritual, o astral e o físico, pois tem grande energia transmutadora ( muito usadas pelos alquimistas por essa propriedade ). Ela retira as energias "desequilibradoras" do local doente e coloca no lugar uma renovada que acelera e facilita a recuperação, quando não cura de imediato. Esse processo ocorre graças à interação entre os componentes, físico, químico e energéticos que a terra oferece. Ao contrário da água mineral, essa água deve ser colhida à noite e quanto mais próximo da meia-noite for, melhor será o resultado e se ainda puder incluir uma lua cheia, será quase perfeito! Colha e faça imediatamente sua garrafada, xarope, unguento, banho. Será seu mais santo remédio! Um modo de ter uma água parecida com a de poço em casa é pegando água mineral e mantendo em barros de filtro com velas à carvão, dessas antigas...Nós Bruxas gostamos de colocar dentro dele um cristal de quartzo!




Água da chuva

Do mesmo modo que a água do poço é importante por está nas profundezas da terra, a água da chuva o é, por vir da atmosfera, portanto muito la do alto! Sendo portanto altamente energética ( quem nunca ouviu falar em dar água de chuva para que a criança fale logo ou ande logo ou tenha disposição para brincar? e quem bebeu conhece bem seus resultados, rs ) e purificadora, pois ela absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado líquido para então cair e recomeçar seu processo natural... Por isso é a água para quem quer e precisa de mudança de vida.
A água de chuva quando cai é benéfica e pura, porem, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois atrai as vibrações negativas  do local onde cai, pois é ela que limpa o solo, carregando as energias que foram trabalhadas ou ocorreram ali., como numa oferenda religiosa ou um acidente de trânsito,por exemplo. Portanto a recolha antes que toque o chão.




Lama

A lama contem a água e a terra e não é novidade que tem o poder de curar e proteger, em algumas culturas podemos nos fazer conhecer, membros de um clã usando argila ou barro comum em seus corpos antes de rituais de passagem ou de guerra, em outras, xamãs usam barro misturados à ervas medicinais para cobrir e curar feridas... Esse estado nem liquido, nem sólido que adere à pele, enquanto seca e se torna uma espécie de segunda capa endurecida, absorve do corpo humano toda dor sem explicação, melhora circulação sanguínea e hidrata cabelos, unhas e pele, pois tem o poder de ajudar na auto regeneração da célula. Só pode ser encontrada com força benéfica, em locais de mata em dia de chuva. Ou em locais considerados sagrados como em Chamliyal, na Índia.

A importância do fogo



O fogo tem poder construtor, sendo uma expressão do Fogo Sagrado, de onde provem a Chama Violeta e suas congêneres, Uma de suas atividades no plano físico é purificar através da incineração de detritos e de restos humanos, a qual, permite o retorno dos respectivos elementos ao Sol, para uma repolarização. Acreditava-se que ao se queimar um corpo, sua alma chegaria mais rápido ao Reinos dos Céus.
Em outras culturas, fogueiras são acesas em determinados rituais para a "queima" dos pecados ou dos carmas. Ainda em outras veias da Bruxarias, uma fogueira é feita e acesa e as mulheres nuas pulam por elas para que o fogo purifique seu sexo e torne seu corpo fértil. Principalmente as que queriam engravidar!
No brasil era comum ver jovens solteiros/as,  pulando fogueira em festas juninas para ter mais sorte na busca de um grande amor!


Um ritual de limpeza bem simples pra você

Em uma jarra, coloque água mineral e deixe que receba luz solar, depois deixe que naturalmente chegue à temperatura ambiente, acrescente uma pitada muito pequena de sal grosso, coisa de três pedrinhas é o suficiente.
Em seguida, faça um momento de oração e meditação com as mãos voltadas para a água.
Diga em voz alta:

"Nossos corpos são sagrados;
nossos seios são sagrados;
nossos ventres são sagrados, 
nossos pés são sagrados;
nossas mãos são sagradas.
Que seja sagrada minha mente;
meus pensamentos; minha voz.
assim seja, assim será"

Em seguida, segurando com as duas mãos, beba  água! E boa saúde, mas lembre-se, não pode ser feito com muita frequência, e no dia em que fizer, recomendo que não abuse de alimentos salgados, a idéia é purificar e curar, não causar uma hipertensão, lembre-se que sal foi usado nessa poção!


Técnicas de purificação

 

Os banhos são excelentes agentes purificadores. Dentro da Magia, entende-se por purificação o ato de limpar-se e despir-se de quaisquer sentimentos e energias. As purificações podem ser de ordem: física, energética ou mental.

Os Três Tipos de Purificações
Purificação Física
Limpamos-nos fisicamente quando tomamos nosso banho diário, limpando nosso corpo das impurezas acumuladas na pele no decorrer do dia. Essa purificação elimina a matéria em nosso corpo físico.
Purificação Energética
Purificamos-nos energeticamente quando limpamos o nosso campo energético (aura) através das energias das ervas, cristais, incensos e outros catalisadores mágicos. Essa purificação elimina as energias negativas de nosso corpo energético.
Purificação Mental
Essa purificação ocorre em nossa mente consciente, sendo uma purificação onde precisamos mudar a nossa maneira de pensar e agir para que ela aconteça. 
Essa é a purificação mais difícil de se realizar, pois mudar os conceitos nem sempre é fácil, mas quando realizada é a que surte melhores efeitos e por maior quantidade de tempo.

Para que a purificação seja mais eficaz e seus efeitos se prolonguem, é necessário executá-la nos três planos existenciais básicos: físico, energético e mental. Tome um banho bem demorado primeiramente, depois de seu banho jogue sobre o corpo o banho de ervas e observe seus pensamentos, mantenha sempre a mente serena e focada em seus objetivos.
 
Como já foi falado anteriormente, o banho de sal grosso retira toda e qualquer energia negativa de nossa aura, deixando-a desprotegida, por isso, depois de executar uma purificação, é aconselhável realizar um banho mágico para preencher com energias específicas o espaço vazio deixado pelas energias negativas banidas.


Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário