domingo, 17 de março de 2013

OS MUDRAS TRAZ EQUILÍBRIO PARA MENTE E O CORPO

O que é Mudras?


Os mudras nas mãos do Gautama Buda

Mudra é uma palavra que tem origem no sânscrito e significa literalmente "selo"; é apresentado como gesto, posicionamento místico das mãos ou como símbolo. São posturas feitas com as mãos – juntas ou individualmente –, com os dedos ou o corpo, e representam determinados estados ou processos da consciência. Mais ainda, podem levar aos estados de consciência que simbolizam.

A linguagem dos mudras

Mudras são um tipo de comunicação não verbal. Sua composição é baseada em certos movimentos dos dedos, constituindo uma forma estilizada de comunicação. Embora baseado em "gestos", eles retêm a eficácia da palavra "pronunciada". No budismo e no hinduísmo representam os gestos simbólicos e atributos das divindades, assim como servem para evocar os seus poderes. Contribuem ainda para gerar um estado de espírito adequado para a meditação.
Os mudras são identificados nos delicados gestos feitos com as mãos de mestres e sábios de todo o mundo, e assim reafirmam seu forte caráter simbólico. Podem ser vistos na dança indiana, na iconografia hindu, nas mãos do Buda, nos rituais tântricos, no Hatha-Yoga, e no Ocidente, como gesto de oração ou de expressão cotidiana.

No ocidente

No Ocidente, o gesto de unir as mãos, acompanha a oração do crente que agradece, louva, procura ajuda ou pede perdão de seu deus. O gesto de Jesus falando, em que o polegar, o indicador e o dedo médio estão esticados e o anular e o dedo mínimo tocam a palma da mão, é chamado de gesto do Logos, simbolizando Cristo como filósofo. Mais tarde, a Igreja passou a utilizar este sinal como referente à autoridade do dogma cristão.
De um modo geral, o número de movimentos de que as mãos são capazes de executar é quase tão grande como o das palavras. Montaigne, no século XVI escreveria: "e quanto às mãos? Pedimos, prometemos, chamamos, despedimos, ameaçamos, rezamos, suplicamos, negamos, recusamos, interrogamos, admiramos, nomeamos, confessamos, arrependemos-nos, tememos, envergonhamo-nos, duvidamos, instruímos, ordenamos, incitamos, encorajamos, juramos, testemunhamos, acusamos, condenamos, absolvemos, injuriamos, desprezamos, desafiamos, desapontamos, lisonjeamos, aplaudimos, abençoamos, humilhamos, zombamos, reconciliamos, recomendamos, exaltamos, festejamos, celebramos, lamentamos, [...] calamos; e o que [mais] não?" (Montaigne (Ensaios II, XII)). As mãos servem ainda como elemento que difere os homens dos animais, como instrumento de trabalho, dotado da capacidade de construir coisas.
 
                                                         

APRENDENDO 49 IMPORTANTES MUDRAS E OS CINCO RAIOS SECRETOS (7)‏

APRENDENDO 49 IMPORTANTES MUDRAS E OS CINCO RAIOS SECRETOS (7)‏
MUDRAS PARA O CORPO



11 - MUDRA APAN VAYU – CARDIACO.






Este mudra ajuda nos primeiros sintomas de um ataque cardíaco, regula as complicações cardíacas, solucionando também problemas da vida cotidiana e planejamento do futuro.



Reforce a ajuda deste mudra mantendo uma vida tranqüila, com um pouco de esporte e uma alimentação equilibrada.



Dobre o dedo indicador para dentro de sua palma. Toque as pontas dos dedos do polegar, médio e anular. Deixe o dedo mínimo estendido. Mantenha esta postura por quinze minutos e três vezes ao dia. (a postura é a mesma para ambas as mãos).





A respiração deverá ser profunda e pausada.



12 - MUDRA DO PLEXO SOLAR





O Rudra-Mudra é conhecido como o senhor do chakra do plexo solar. É adequado para aliviar estados gerais de esgotamento, vertigens, transtornos cardíacos e para recuperar as energias.



Faça este mudra unindo as pontas dos dedos anular, indicador e polegar.



Mantenha o restante dos dedos estendidos e relaxados (a postura é a mesma para as duas mãos). Pratique entre três a sete vezes ao dia durante pelo menos cinco minutos. A respiração deverá ser profunda e pausada.



13 - MUDRA MATANGI




Este mudra é conhecido como a divindade da harmonia interna e do domínio real. É adequado para equilibrar as energias, desaparecer com as tensões internas, beneficiar o estomago, o pâncreas, o baço, o coração, os rins, relaxa as dores espalhadas e tensões maxilares.



Coloque suas mãos na altura do estomago. Mantenha os braços paralelos ao solo. Una as palmas das mãos e entrelace os dedos, deixando os dedos médios esticados e unidos pelas gemas.



Concentre sua respiração no estomago e mantenha-a profunda e lenta. Procure praticá-lo 3x ao dia durante quatro minutos, e então relaxe.



14 - MUDRA MAHASIRS





Conhecido como o mudra da cabeça. Alivia as dores de cabeça, equilibra a energia, atua relaxando as tensões e elimina a mucosidade das fossas nasais.



Una os dedos polegar, indicador e o médio. Coloque o dedo anular na prega do polegar, deixando o mínimo livre e esticado (a postura é a mesma para as duas mãos).



Pratique-o por três vezes ao dia durante seis minutos por vez.



Faça uma respiração relaxada e profunda.



15 - MUDRA VAJRA



Também conhecido como o mudra do raio brilhante. Este mudra o ajudará a impulsionar o sistema circulatório, elevando a pressão sanguínea, enviando a energia para o estomago, baço e pâncreas.



Faça a mesma postura para ambas as mãos. Estenda o dedo indicador. Pressione o polegar sobre a unha do dedo médio, mantendo o anular e o mínimo juntos.



O dedo indicador poderá massagear a têmpora e a nuca. Pratique-o três vezes ao dia durante cinco minutos. Mantenha a respiração profunda e lenta 
 
 
 
 
                                                        CROMOCAIO
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário